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/Responsabilidade social no jornalismo


De uns tempos para cá é possível perceber a guinada de empresas e organizações para a tão falada ‘Responsabilidade Social’. Este é um tema amplo e profundo, discutido tanto por profissionais da comunicação quanto por pessoas de diversos segmentos, que estão voltando os olhos para um lado mais humanitário do desenvolvimento, no intuito de organizar uma sociedade de transformação, em que a formação do cidadão é o principal foco.

É enfatizando os conceitos de responsabilidade social que se torna possível construir uma sociedade mais desenvolvida e formadora de cidadãos que contribuam com o crescimento de toda uma comunidade. Essa ideia de responsabilidade social parte do princípio que é plural, é feita para que todos participem, visto que busca abranger todas as pessoas inseridas numa comunidade. É distributiva, pois delega algum tipo de função a todas as pessoas que desejam participar ativa ou passivamente. Também é sustentável, pelo fato de buscar preservar o meio ambiente e ajudá-lo a se reestruturar. E é transparente, visto que procura mostrar a forma de atuação da organização tanto para seus funcionários quanto para o público externo. Esses quatros conceitos formam a caracterização do que é responsabilidade social.

Na comunicação, especialmente no jornalismo, o profissional tem um papel formador e de conscientização da população. É responsabilidade do jornalista, ir a fundo na verdade e transmitir as informações de maneira clara e objetiva para que todos tomem conhecimento. Utilizando os veículos de comunicação, o jornalista manifesta seu pensamento e seu posicionamento em relação aos fatos, por isso, este profissional deve ser coerente com aquilo que acredita, e acima de tudo, deve ser atento a conduta ética que cercam os profissionais da comunicação.

Dentro do ambiente empresarial também encontramos profissionais da comunicação. São os assessores de imprensa e os relações públicas os responsáveis por mostrar as ações da organização para o público interno e externo. Estes canais que os comunicadores criam, proporciona uma maior agilidade na comunicação dentro e fora da empresa, colaborando com sua credibilidade e imagem. É em se tratando da verdade e responsabilidade que as pessoas dedicam confiança a um bom trabalho.

No que tange também a responsabilidade social, a maioria das emissoras de televisão não ficam fora dessa ideia. Um exemplo claro de responsabilidade social é que elas mantêm a classificação indicativa para cada faixa etária, buscando dessa forma, manter uma programação saudável para cada tipo de público. Notamos isto também em outros veículos de comunicação, com destaque para a importância da observação dos pais.

A responsabilidade do jornalismo frente a sociedade é muito ampla. As pessoas merecem ser informadas, mais que isso, devem ser bem informadas sobre acontecimentos nacionais e internacionais. Informação é um bem precioso que deve contribuir para que as pessoas sejam cada vez mais esclarecidas e motivadas a assumirem seus papéis enquanto cidadãos.

 

_Por Cláudia Assis

Jornalista e Mestre em Comunicação Social pela UMESP.